30 novembro, 2009
Para uma bela flor...
26 novembro, 2009
Minhas plantas natalinas.
A Palmeira Cica(Cycas cincinalis) era comum no periodo jurássico, portanto conviveu com os dinossauros por toda sua trajetoria de existência. Sua florada acontece no verão, e exala um cheiro caracteristico que pode ser notado a grande distância. Esse cheiro característico é mais intenso no período natalino (no hemisfério sul), julgado por muitos ser um dos responsáveis pelo espírito do natal.
Minhas plantas natalinas
Coroa Imperial
Scadoxus multiflorus – Nome Popular: Lírio-sangu-salmão, estrela-de-natal, coroa-imperial, diadema-real
Como diz o nome, a estrela-de-natal é uma planta especial. Bulbosa, acorda no início do verão com uma inflorescência esférica composta por muitas flores pequenas e vermelhas.
Obs: Atenção, esta planta é considerada planta tóxica.
Bromélias
Apesar de serem acusadas injustamente em campanhas contra a dengue, as bromélias desenvolvem, com suas folhas, um tanque natural de água, reserva de nutrientes para seu primeiro ano de vida. Esta água é absorvida rapidamente pela planta, tornando extremamente difícil o desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue. Na natureza, as bromélias epífitas absorvem pelas raízes apenas os sais minerais que escorrem com a água da chuva ao longo do tronco das árvores, onde estão fixadas. A água depositada nos copos ao centro da roseta, atrai insetos que se decompõem e criam um meio fornecedor de nutrientes à planta. As terrestres extraem nutrientes basicamente pela raiz, fixadas ao solo ou em vasos.
14 novembro, 2009
Amigos são flores...
13 novembro, 2009
Citronela - Cymbopogon winterianus
Plantar citronela em vasos ou canteiros é excelente para repelir o Aedes Aegypti e livrar-se da dengue. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
05 novembro, 2009
A boa lição do Beija-Flor.
Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz.
Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr, fugindo de um grande incêndio. Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor: - Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo! E o beija-flor responde: - Sei que apagar este incêndio não é problema só meu. Eu apenas estou fazendo a minha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo! Lembre-se sempre: VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!!
03 novembro, 2009
Qualidade Mágica!
As plantas tem sido, ao longo da história, de grande valia para que o nosso dia a dia se torne mais fácil, desempenhando papel fundamental para a nossa vida. Por milhares de anos as pessoas recorreram às plantas para tratar de doenças e amenizar dores e incômodos. Com sua beleza e a magnífica variedade de suas formas, ainda nos atraem com esta qualidade mágica.
Aqui , cultivadas em vasos, tenho alguns exemplos dessas maravilhas!
Orégano(Origanum Vulgaris)
É considerado um tônico para o aparelho digestivo, pois seu forte e inconfundível aroma, o sabor amarguinho e picante resultam do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino que garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.
A palavra orégano tem origem grega e significa “alegria da montanha”.
Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade.
Manjericão - Ocimum basilic
02 novembro, 2009
Erva-Cidreira (Melissa officinalis)
Esta planta têm propriedades calmantes, sedativas e também pode ser útil em casos de resfriados com febre(febrífugo). Também pode ser utilizado para combater estresse, problemas gastrintestinal e insônia. Na medicinal popular, também acredita-se que esfregando folhas de Erva-Cidreira pelo corpo pode ajudar a repelir mosquitos.
ARTEMlSIA
(Arlemisia vulgaris Lin.) A artemísia é muito aplicada na medicina doméstica, sendo útil no tratamento de várias doenças: anemia, cólicas, fraqueza do estômago, diarréia, enterite, epilepsia, flatulência, gastrite, icterícia, lombrigas, menstruação deficiente, mucosidade, nervosismo, nevralgia e reumatismo.
ALFAZEMA
Seu emprego é indicado como calmante. Este tratamento modifica as secreções dos brônquios pela sua ação antisséptica. Sua essência é igualmente útil como parasiticida. Esfregada no couro cabeludo, deixando-a aí durante uma noite, livra a cabeça de hóspedes indesejáveis. A infusão das flores da alfazema é dotada de virtudes diuréticas.
ALECRIM
E estimulante, vulnerário e também condimento. Sua essência odorante é utilizada na fabricação de cosmético e de água-de-colônia. Informam ainda que o alecrim é aromático, antisséptico, colagogo, estomáquico, estimulante, antispasmódico e narcótico. Suas flores e suas folhas são úteis no tratamento da asma, e da coqueluche, da fraqueza, gripe, etc.