28 março, 2010

As Plantas Dormideiras.



Existem certas espécies de plantas que reagem a determinados estímulos. A mais conhecida, a sensitiva (Mimosa pudica), por exemplo, fecha suas folhas ao mais simples contato. Elas se abrem e a planta volta novamente à posição anterior quando o estímulo cessa. As portulacas, conhecidas por onze-horas, cerram suas folhas assim que o sol começa ir a pino.





Entre as plantas de interior , ou aquelas que gostam de lugares sombreados, há uma, a rezadeira (Maranta leuconeura kerchoveana), que dobra as folhas como mãos em posição de prece, nas noites de outono.




























Outras plantas fecham suas flores e folhas à noite, como se fossem "dormir". Muitas vezes este movimento pode ser até observado. O trevo-da-sorte é uma destas espécies que "dormem" ao crepúsculo.

3 comentários:

Rosan disse...

ola´
a sensetiva eu já conhecia lá da casa da minha tia, gostei muito de mexer com ela...é muito bom ver ela se dobrar como se estivesse com sede....
são lindas demais.

beijo

Flora Maria disse...

A Mimosa nasce aqui no meu Sítio à vontade, e é linda sua florada branca que fica rosada.

Já tive, por muitos anos, o Trevo-de-4-folhas, mas morreu há pouco tempo. Ainda estou com esperança que existam suas batatinhas dentro do xaxim onde ele estava. O interessante é que nasceu lá a Avenca, que está crescendo bonita. Já pensei que pode ter sido ela a causadora do desaparecimento do Trevo.

A planta de folhas avermelhadas, imagino que seja Calatéia ou Maranta, e eu tenho, mas não percebi se fecha as folhas.

Beijo

Maria Zélia disse...

Queridas amigas Rosan e Flora Maria,
Que todas as plantas têm vida e sentimento, nós já sabemos, mas é gostoso observar o comportamento de algumas. Vejo a mudança durante o dia, umas mais discretas e outras parecem até querer falar... E os cheiros? Algumas chamam a atenção para o perigo(insetos), outras para vc cuidar mais da saúde. Já tivemos experiências assim, quando uma planta cisma em desenvolver muito em seu jardim, procure saber qual a sua utilidade, se serve como remédio... Será que alguém da casa está precisando dela? Tudo tem uma razão de ser!
Bjs

Pesquisar neste blog