16 março, 2010

Resistência e Equilíbrio.




















À tarde de ontem, prenúncio de uma tempestade... Parecia que o céu iria desabar sobre nós, escureceu, muitos raios e trovões, parecia um filme de terror... Desceu cargas d'água e pedras de granizo, ficamos sem energia num breu total. De manhã , verifico os estragos... Entorno vasos, levanto algumas plantas, e para minha surpresa elas continuam resistindo como verdadeiras heroínas!


As suculentas, em especial, nos dão uma grande lição de vida: a adaptação ao meio. Elas nos ensinam a ser pacientes e determinados. Se soubermos, com elas, superar as dificuldades e achar os meios que nos possibilitem crescer, florescer, talvez alcancemos toda nossa força e beleza ainda escondidas.


Portulaca grandiflora

Conhecida como onze-horas é uma das raras plantas suculentas que tem ciclo de vida anual.



































Hylocereus undatus

Rainha-da-noite – cacto triangular

Como o nome já diz, a rainha-da-noite abre suas belas flores brancas com centro amarelo somente ao escurecer e, apenas no verão. Além disso é um excelente porta-enxerto para outras cactáceas.



















Sansevieria Zanzibarica
Lança-de-são-jorge, espada, lança.



















6 comentários:

Rosan disse...

oi.
as suculentas são resistentes mesmo, no inverno passado perdi duas, mas foi pouco se olhar-mos o estado em que ficaram com as geadas fortes...mas a amioria delas se recuperou e hoje já mostra todo seu esplendor e força...
belas plantas.

beijo

Heiligen Blummen disse...

Olá , obrigada por ter visitado o meu blog. adoro quando sou visitada. Sim o Elvis é o nosso animalzinho de estimação mais fofo e amigo e eu doro tudo quanto tenha a er com plantas..adoro jardinar...gostei imenso do seu blog! Na madeira (minha ilha) também se chamam a estas "lanças" - línguas de sogra..rsrsrs não sei ao que advém o nome...Cumprimentos e volte sempre!

Rajesh disse...

Very beautiful shots.

Mª Zélia disse...

Rosan querida, e eu que pensei que os cactos não se incomodariam com o calor, engano meu, alguns chegaram a torrar... Ainda estou tentando recuperar outros, espero que no próximo verão eles estejam mais resistentes.
Bjks

Mª Zélia disse...

Que bom que você gostou Heiligen, temos os gostos parecidos, por isso que também adorei o seu blog, sendo assim vou estar sempre te visitando.
Um grande abraço!

Mª Zélia disse...

Olá amigo Rajesh! Seu elogio para mim é um grande estímulo. São palavras assim que nos fazem crescer...
Bjs

Pesquisar neste blog