05 setembro, 2010

❄ Um Inverno Inverso ☼


Minhas Mussaendas estão carecas!!! Nos anos anteriores suas folhas caíram, mas eu me conformava pois sempre ficavam algumas para sombrear as plantas menores que aproveitavam a sua valiosa sombra... Este ano o nosso inverno está tão quente e seco que algumas espécies quase secaram... E por falar em seca, a vegetação dos morros próximos está queimando ficando no ar uma nuvem de fuligem... Só estou imaginando como será o nosso verão!


Ainda bem que este pedacinho continua bem colorido, o Amarílis (hippeastrum hybridum) aceita bem o calor e desenvolve lindas flores.




Já as Petúnias (Petunia axillaris) precisam de um cantinho sombreado, ficam felizes da vida e retribuem com maravilhosas flores.



Esta parece não se incomodar muito com o calor excessivo, a Pimenta-ornamental (Capsicum annuum) não está nem aí para a loucura do tempo...




Muito sentidas estão as Violetas-Africanas (Saintpaulia ionantha) suas folhas estão ficando amarelas e enrugadas, vou ter que colocá-las dentro de casa.




Como o Gerânio (Pelargonium hortorum) precisa de muita luz direta para florescer está enfrentando bravamente o tempo.




A Eugênia (Eugenia sprengelii) prefere ficar a meia-sombra, aguarda ansiosa como eu a chegada da Primavera para mostrar suas flores e quem sabe ver melhores dias e o equilíbrio sensato deste tempo.

6 comentários:

Rosan disse...

olá.
nosso inverno está bem complicado,por aqui também os amarilis estão despontando, se conseguir fotografa-los esta semana, faço postagem com eles, afinal fazem perte do meu jardim também....fiquei curiosa para conhecer a flor da 'Eugenia' não conheço esta planta, e já me deu curiosidade....coisa de quem adora uma plantinha diferente.
boa semana MªZelia.

beijo

Natasha Ceretti disse...

Olá Maria Zélia
Realmente essa seca está muito complicada. A minha casa fica atrás de uma rodovia e da janela da minha cozinha dá para ver toda a vegetação dos morros da estrada toda seca e queimada.
As minhas plantas também estão todas muchinhas, tenho colocado água nelas todos os dias, dá muita dozinha delas! Agora vamos aguadar por um verão escaldante, só espero que não tão seco quanto esse inverno.
Beijos e uma ótima semana para vc :)

L. Neusiedler disse...

what a joy in these photos! superb and full of colour!

Entrevidas disse...

Ola Maria Zelia, conserteza nosso verão promete este ano, mas com seus cuidados a suas plantinhas estão muito bem. Linda semana e bom feriado. Beijos

Anabela Jardim disse...

Oi Zélia!
Realmente o inverno castiga bastante algumas espécies, mas é interessante de se ver a resistência de outras. Gostei das suas fotos!!!

Flora Maria disse...

A seca está terrível e não faço outra coisa senão aguar as plantas do meu sítio ! Até o Aloe está sentindo.
Apesar disso, o Buquê-de-Noiva e a Açucena estão esplendorosos !
Sem falar na Laranjeira carregada de flores e perfume !

Essa Eugenia eu não sei qual é. Também quero ver as flores !

Beijo

Pesquisar neste blog