05 dezembro, 2010

❄ Minhas plantas natalinas ❄

O Natal está chegando!
Com a proximidade do Natal, o clima que nos envolve é mágico... É uma festa que toca o coração das pessoas, nós ficamos mais sensíveis e as famílias se reúnem.
Como sempre ficamos com a impressão que o ano passou depressa, e que não deu tempo para realizar tudo que sonhamos, e então fazemos planos para o próximo, e isso é muito bom, sonhar, planejar e realizar e assim com entusiasmo seguimos na engrenagem da vida...
E no jardim, as plantas têm o seu reloginho-calendário e também se enfeitam para esta festa cristã.

Esta é a graciosa Cereja de Jerusalém ou Cereja de Natal (Solanum Pseudocapsicum), suas flores parecem pequenas estrelinhas e seus frutinhos lembram cerejas em tons vermelho alaranjado.

A Poinsettia (Euphorbia pulcherrima) é mais conhecida como Bico-de-papagaio ou Estrela-de-natal, é muito utilizada para fins decorativos, especialmente nesta época natalina.


Esta trepadeira ( pena não saber seu nome...) está brotando em diversos vasos, suas sementes se espalham, às vezes ficam guardadas por meses embaixo da terra e com a proximidade do verão elas estão decorando como se fossem festões de Natal.

A minha Palmeira Cica (Cycas cincinalis) está bem crescida...
É nesta época que ela se desenvolve melhor, sua florada acontece neste clima quente e exala um cheiro característico que pode ser notado a grande distância. Esse cheiro é mais intenso no período natalino (no hemisfério sul), julgado por muitos ser um dos responsáveis pelo espírito de natal.

A Coroa Imperial ou Estrela-de-Natal (Scadoxus multiflorus) acorda também nesta época, com sua florescência esférica composta por muitas flores pequenas e vermelhas preenche de graça e beleza o jardim.
Que neste Natal mantenha-se viva a esperança de um Mundo de Paz!

12 comentários:

Jardineiro do Rei disse...

Amiga Zélia...
O Natal é a época em que devemos deixar que as nossas mãos e os nossos corações se toquem. Infelizmente nem sempre é assim. Diria mesmo, raramente é assim.
O Natal deveria ser muito mais que uma data, ou um dia do calendário. É uma jornada do espírito, das trevas para a luz, do caos para a paz, da separação para a união do amor.
Sem duvida que o espírito natalício também é vivido pela nossa Mãe Natureza. Veja-se a beleza das flores desta época, a forma como as plantas se enfeitam a si próprias...
Parabéns, minha Amiga pelas magnificas fotos...

Gina disse...

Zélia,
Descobri no link abaixo que sua flor, que parece festão de natal, chama-se cipó-esqueleto, campaínha vermelha, entre outros.
Você se importa de me mandar uma foto dessa flor para eu usar no blog, com os devidos crédito? Achei bárbara sua semelhança com lampadinhas de árvore de natal.
Segue o link:
http://www.jardineiro.net/br/banco/ipomoea_quamoclit.php

Meu e-mail reginabcastro@gmail.com.

Aproveite e participe do sorteio da Mococa, é só até dia 6, segunda, ok?
Bjs.

Anabela Jardim disse...

Belas flores! A cereja de jerusalém lembra um pouco a pimenteira.

Sandra Rocha disse...

Que lindas flores para darem cor a esta linda quadra.
Bjs

Chomp disse...

¡Cuantas plantas para ser felices!

Hasta pronto, un abrazo.

giorno26 ¸¸.•*¨*•. disse...

Cosa c'è di più bello di quando arriva Natale nel mondo ?
Buona serata.
Myriam :))

Flora Maria disse...

Obrigada, Gina, pela informação, pois eu acho essa planta uma gracinha! Há muitos anos eu tive uma mudinha, mas ela morreu e não mais consegui. Um vizinho tinha sua cerca de tela, tipo galinheiro, totalmente recoberta por essa belezinha.

Suas flores estão explêndidas, Zélia, já anunciando as graças do Natal !

Beijo

Flora Maria disse...

...Corrigindo: esplêndidas !

msgteresa disse...

Oi,Zélia!
Que maravilha ver as plantinhas tambèm se preparando para ajudar a enfeitar o nosso Natal!
O seu jardim,como sempre, tão cheio de vida,cor e beleza, são presentes vivos do nosso Criador!
Aqui em casa ainda não começamos a montar a nossa decoração de Natal, mas nós adoramos enfeitar o nosso quintal com muitas luzinhas e pequenos enfeites natalinos...É uma época tão encantaora e lúdica pra todos nós!
Eu costumo dizer que a gente não monta uma árvore de Natal, mas sim um " Galho" de Natal! ( Rs...) Isso é porque eu costumo usar um galho da inflorescência do nosso coqueirinho como se fosse a nossa árvore natalina... É bem natural e fica até bem bonitinho ( Rs... )
As suas plantinhas estão maravilhosas e sei que com certeza, elas vão sempre enfeitar o seu Natal , além de trazerem um sentimento imenso de paz e alegria!

Beijos pra ti,minha amiga!
Teresa

Míriam Luiza disse...

Lindo o seu jardim e suas flores! Elas tês as cores do natal. A minha Coroa Imperial já está toda verde, cheia de folhagens. A sua está maravilhosa. Amo essa flor! aBRAÇOS
mÍRIAM

Unknown disse...

Boa tarde a um bom tempo procuro essa planta mais não acho só vejo pela internet sementes gostaria muito de acha a muda para compra alguém aí sabe onde vende a muda?

Unknown disse...

Meu nome é Vitoria

Pesquisar neste blog