11 dezembro, 2010

O jardim do hospital

Uma das coisas que ameniza minha ida ao hospital é encontrar um lugar limpo e agradável e ainda mais cercado de verde, com jardins , árvores e pássaros... Em um hospital as pessoas precisam de conforto, de espaços acolhedores que a ajudem diminuir o estresse causado pela situação em que se encontram.

Com o marido passando por momentos difíceis, estou indo com maior frequência ao Hospital da Força Aérea do Galeão que fica na Ilha do Governador (esta vista é da Baía da Guanabara, o mar e o céu estão unidos numa neblina matinal) um lugar que traz aos "visitantes"uma paz e sossego, deixando de lado o clima tenso de hospital.

Muitas pessoas que passam por ali em busca de tratamento e de recuperação encontram um lugar de bem-estar, o que lhes favorece o equilíbrio emocional.

Estar em um hospital é um momento de estresse mas encontrar um lugar arborizado já diminui o sentimento negativo, acalma, leva ao otimismo, e a esperança na cura.

O jardim também é benéfico para os funcionários que passam muito tempo dentro de um hospital vivenciando situações de pessoas debilitadas física e psicologicamente. Num ambiente tranquilo se torna mais fácil encontrar soluções.

Contemplar um jardim é sem dúvida uma terapia, nos reforça a alma, estar junto à natureza nos dá ânimo para lutar e viver.

10 comentários:

giorno26 ¸¸.•*¨*•. disse...

Fantastico questo giardino... non sembra neanche appartenere ad un ospedale !!!
Ciao Myriam

Renato Jarimba disse...

Olá Zélia.
Quem vai a esse Hospital entra e sai bem melhor.Um jardim muito bonito.
Boa semana para você.
Bjs;)

Hootin Anni disse...

Beautiful landscaping.

Flora Maria disse...

Concordo totalmente com você, Zélia !
Quando meu sogro ficou mal e faleceu, no Hospital S.F. da Penitência, na Tijuca, eu fiquei um tempo sentada no banco do jardim orando, meditando, aceitando.

Não entendo por que não existem jardins em todos os lugares ! Por que as igrejas não tem seus jardins, para de lá colherem as flores que enfeitam os altares ?

Por que as escolas não tem jardins, pomares e hortas ?

Por que o comércio, as residências, os condomínios não são cobertos de flores ?


O mundo seria um paraíso se isso acontecesse...

Beijo

Sandra Rocha disse...

Olá minha querida amiga em primeiro lugar desejo rápidas melhoras para seu marido e sim com esse jardim nem parece que vamos a um hospital por aqui não se vê infelizmente.
Beijos.

Jardineiro do Rei disse...

Minha Amiga...
A nossa Mãe Natureza prova-nos a cada passo que não somos nós que controlamos o mundo: É Deus.
Mas Deus conta connosco para o ajudarmos a fazer qualquer coisa de maravilhoso no jardim das nossas vidas.
Que Deus devolva a saúde a seu marido...

um abraço

j.

msgteresa disse...

Oi,Maria Zélia!
È verdade,minha amiga, os jardins e áreas verdes são preciosos lugares para todos nós... Além de embelezar e refrescar os ambientes,eles "alimentam " as nossas almas de alegria e esperança... E sempre nos fazem sonhar!
A delicadeza,a beleza e o perfume das flores são uma valioso bálsamo para as nossas almas cansadas e sobrecarregadas... O canto dos pássaros e a doce leveza e colorido de cada borboleta,ajuda a diminuir as tensões e restaurar as nossas forças... Sem dúvida, são bençãos de Deus nas nossas vidas!
Eu também acho que todo hospital,escola e tantos outros lugares deveriam ter um jardim...Para tranquilizar e trazer harmonia para as pessoas...É uma pena, que infelizmente, poucos lugares têm esse cuidado!
Eu tenho um tio que é aposentado da Aeronáutica e muitas vezes esteve , ele e a família dele, nesse hospital... E fico contente em saber que lá eles ainda se preocupam com a manutenção dos jardins... E a paisagem da baía de Guanabara é sempre tão deslumbrante...Passei minha infância passeando e tomando banho de mar na Ilha do Governador (nos anos 70, em que já existia poluição, mas era bem menor do que nos dias atuais )e guardo lembranças deliciosas daquele tempo...
Espero que o seu marido se recupere logo, e tenha a saúde dele restaurada... Sei que tem épocas nas nossas vidas, em que enfrentamos dias de turbulência e luta, mas saiba, Maria Zélia, que Deus sempre vem ao nosso socorro e nos dá uma nova força e nova alegria de viver!
Fiquem com Deus e saiba que estarei orando por vocês...
E que o seu lindo jardim cresça , cada dia mais, em beleza e bençãos!
Teresa
(do blog "Se essa lua fosse minha")

Tina disse...

Oi amiga
Lindo jardim! Realmente um jardim acalma, tranquiliza, dá vida.
Espero em Deus que seu marido logo se recupere.
Deus os abençoe
Tina ( MEU CANTINHO NA ROÇA)

Primaveril no muro disse...

Olá, querida Maria Zélia!

Você tem toda razão quanto ao jardim. Eu trabalhei numa escola católica por muito anos. Nossa elas tinham um jardim lindo! Eu ficava da minha sala encantada e como aquilo me fazia bem. Todo lugar deveria ser florido!
Beijocas natalinas

Míriam Luiza disse...

Oi!
Este lugar é realmente lindo, mas desejo saúde completa ao seu marido para que ocê possa visitar outros jaedins. Abraços!

Pesquisar neste blog