07 janeiro, 2011

Paixão pela Arte



Mais uma vez o belíssimo Teatro Municipal é palco de um extraordinário evento, a exposição dos quadros Guerra e Paz de Cândido Portinari.
Levaram cinco anos para ser concluídos e foram doados à sede da ONU.
Estes foram seus últimos trabalhos, ele morreu pouco tempo depois, estava proibido de pintar devido à descoberta de envenenamento causado pelo chumbo das tintas.

Estar neste ambiente que ostenta ricos detalhes em pintura e outras obras de arte, já é um sonho.... E poder admirar e sentir a impressionante mensagem criada por este inegável artista foi uma das coisas mais lindas que vivenciei.

Os painéis medem 14 metros de altura e 10 metros de largura, cada um.
Portinari se baseou em figuras noturnas para pintar o quadro Guerra, o sofrimento do povo esmagado pelo poder dos mais fortes.

Para pintar o quadro Paz, o artista se inspirou nas crianças de sua cidade natal, Brodowski. Para ele, a paz estava nas brincadeiras das crianças.
Os expressivos murais completam 50 anos de exposição este mês.

Reúno neste mosaico alguns flashs de bons momentos , na primeira foto destaca-se a cúpula do Teatro com sua majestosa águia dourada, abaixo Solange uma pessoa muito bacana que tive a oportunidade de conhecer na fila da entrada e outra com eu que ficou encantada com a apresentação das magníficas obras, ao lado estou toda orgulhosa, também pudera estar tão perto destes monumentais painéis... Embaixo uma integrante do grupo Artefeito reproduzindo a arte do grafite inspiradas nos painéis Guerra e Paz.

"Os painéis Guerra e Paz representam sem dúvida o melhor trabalho que já fiz. Dedico-os à humanidade."
(Cândido Portinari)



2 comentários:

msgteresa disse...

Oi,Maria Zélia!
Que beleza esse teu post... Repleto de arte e alegria!
Arte, pela magnífica pintura do nosso grande Portinari, e alegria, pelo seu sentimento de tão puro encantamento!
Eu também quero muito ir até lá e poder desfrutar dessas raras preciosidades... Mas como moramos longe do centro da cidade, vamos ver se consigo dar um jeitinho!
Meu beijo grande pra ti!
Teresa
( "Se essa lua fosse minha" )

Flora Maria disse...

Se tem uma coisa que sinto falta aqui na minha terra é de poder visitar esses lugares magníficos e apreciar preciosas exposições !

Só entrar no Teatro Municipal já é uma emoção, e das grandes !
A 1ª vez que lá estive quase chorei de puro prazer diante de tanta beleza!

Beijo

Pesquisar neste blog