Minha Nepenthes andava meio desanimada, tristonha... Poucas folhas, sem nenhum jarrinho seguer...
Resolvi investir na sua saúde, troquei o vaso antigo e acrescentei um novo substrato, comprei um aramado daqueles que o camelô pendura suas mercadorias, podei os ramos secos e envolvi os saudáveis de modo que eles ficassem voltados para a luz do sol.
Passado alguns dias, já observo mostras de sua melhora, nasceram folhas maiores e com um brilho todo especial de quem está mais feliz agora.
Este foi o último jarrinho registrado em dezembro passado, agora espero postá-la bem carregadinha!
Leia mais sobre elas em: http://www.karnivoras.com
Aprendi com esta Gloxínia (Sinnigia speciosa) uma maneira bem prática de cultivá-las sem maiores problemas... Ela caiu (digo o bulbo) neste vaso por acaso, foi levada na terra de um vasinho que parecia sem vida. Protegida com a sombra de um Cróton, brotou e já está até dando mudinhas, vai se debruçando, absorvendo a umidade necessária e curtindo a sua alegria.
Aproveite a idéia da comadre e plantei esta em outro vaso
O Clorofito (Chlorophytum) outra plantinha que gosta de ficar nas beiradas também se arranjou bem....
E lá vem caju!!!
3 comentários:
E pronto, Zélia...
Esta minha Amiga fala das plantas e com as plantas como se de pessoas se tratasse. Eu também falo com as minhas plantinhas perfumadas. Converso, faço-lhes perguntas (sentes-te bem? Estás muito pálida.... que se passa?) e a verdade é que este estranho diálogo faz bem a elas e a mim também.
Este seu espaço transmite paz a quem por aqui passa....
De todas as suas plantinhas a que eu gostei mais foi o pequeno caju... Admirável o esforço que ele faz para crescer e se fazer grande...
um abraço
joão
I love that frame work you have for your pitcher plant and you can tell it is happier to be able to stretch out.
Postar um comentário