Lindas, coloridas, algumas perfumadas e caprichosamente delicadas... As plantas nos surpreendem... Com diferentes formatos, às vezes exóticos, lembram bichos, objetos e até sentimentos. No meu pequeno jardim, tenho alguns exemplos de plantas com nomes curiosos... Com estes nomes, mais parece um jardim-zoológico!
A torênia (Torenia fournieri) é uma planta de origem vietnamita, produz flores bicolores. Por aqui é também conhecida como boca-de-leão, devido ao formato de suas flores.
A bromélia
rabo-de-coruja(
Vriesea hieroglyphica), possui folhas largas e duras. As flores surgem na depressão do centro da planta e dificilmente produzem sementes.
.JPG)
O
camarão-amarelo(
Pachystachys lútea), planta originária do Peru, suas brácteas coloridas são viçosas e atraem beija-flores como polinizadores.

A
rabo-de-cotia(
Stiffia chrysantha Mikan), é originária do Brasil, é muito ornamental e também atrai muitos beija-flores.

A acalifa(
Acalypha hispida), aqui conhecida como
rabo-de-macaco, é originária da Índia, é um arbusto de flores exóticas, e sua floração se estende pelo ano todo.
A poinsétia( Euphorbia pulcherrima), originária do México, nós a chamamos carinhosamente de bico-de-papagaio. É uma planta típica do Natal, e no inverno formam-se bractéas coloridas ao redor das flores, que parecem com folhas.
A fitônia(Fittonia argyoneura), originária do Peru, apresenta uma folhagem rajada bastante atraente. Elas são plantas rasteiras e não toleram sol direto. Aqui é popularmente chamada de barriga-de-sapo.