12 junho, 2010

Plantas, seus caprichos e outros bichos...

Lindas, coloridas, algumas perfumadas e caprichosamente delicadas... As plantas nos surpreendem... Com diferentes formatos, às vezes exóticos, lembram bichos, objetos e até sentimentos. No meu pequeno jardim, tenho alguns exemplos de plantas com nomes curiosos... Com estes nomes, mais parece um jardim-zoológico!


A torênia (Torenia fournieri) é uma planta de origem vietnamita, produz flores bicolores. Por aqui é também conhecida como boca-de-leão, devido ao formato de suas flores.


A bromélia rabo-de-coruja(Vriesea hieroglyphica), possui folhas largas e duras. As flores surgem na depressão do centro da planta e dificilmente produzem sementes.



O camarão-amarelo(Pachystachys lútea), planta originária do Peru, suas brácteas coloridas são viçosas e atraem beija-flores como polinizadores.


A rabo-de-cotia( Stiffia chrysantha Mikan), é originária do Brasil, é muito ornamental e também atrai muitos beija-flores.


A acalifa(Acalypha hispida), aqui conhecida como rabo-de-macaco, é originária da Índia, é um arbusto de flores exóticas, e sua floração se estende pelo ano todo.



A poinsétia( Euphorbia pulcherrima), originária do México, nós a chamamos carinhosamente de bico-de-papagaio. É uma planta típica do Natal, e no inverno formam-se bractéas coloridas ao redor das flores, que parecem com folhas.



A fitônia(Fittonia argyoneura), originária do Peru, apresenta uma folhagem rajada bastante atraente. Elas são plantas rasteiras e não toleram sol direto. Aqui é popularmente chamada de barriga-de-sapo.

3 comentários:

Gina disse...

Zélia, dependendo do lugar, as flores mudam de nome.
Aqui conhecemos o bico-de-papagaio como espírito santo e a fitônia, como flor-mosaico.
Todas têm os seus encantos.
Bjs.

Euroangel disse...

you have a lot of exotic flowers here...lovely!
Euro Travel
Explore Germany
Discover USA
Euroangel Graffiti

VÓ KEYT disse...

Ganhei uma muda da minha contadora e espero q ela desenvolva no vaso com terra,POUS na água ficou bem por dois dias devido a viagem.Fitinha...bonito o nome...bjs.VÓ KEYTH.

Pesquisar neste blog