22 maio, 2010

"Jardim colorido"




Para ter um jardim sempre colorido, cultive crótons (Codiaeum variegatum), ótima opção para o nosso clima tropical. Eles mudam de tonalidade de acordo com a estação vingente. No inverno, são mais avermelhadas, no verão se tornam amareladas e no outono ficam verdes. Desta forma, o jardim fica mais dinâmico.


Sendo uma planta tropical, não gosta de frio e é comum perder folhas no inverno. Suas flores são pequenas e de pouca importância ornamental.


Os tinhorões (Caladium) são plantas muito apreciadas devido à sua folhagem ornamental. Elas apresentam folhas grandes, com duas ou mais cores.


A Arália redonda (Polyscias balfouriana) possui as folhas lisas, espessas e com margens brancas, sua origem é da Nova Caledônia e o seu florescimento é muito raro no Brasil.
As folhas desempenham basicamente duas funções importantíssimas para a vida das plantas: fotossíntese e transpiração . Aqui no meu jardim elas dão um colorido todo especial!

3 comentários:

Gina disse...

Perdi 3 crótons que estavam no jardim de inverno, mas o que estava em local aberto continua lindo. Acho as folhagens lindas!

Flora Maria disse...

Não dou sorte com Crotons !
Já tive vários, e todos morreram.
Mudei de lugar para ver se salvava, mas não teve jeito.

Tenho um Tinhorão (Caládio) que desaparece no frio e só volta com as chuvas de primavera.
E Coleus, só tenho do pequenino.
Gosto dessas folhagens coloridas no jardim.
Beijo

Flora PANDINI disse...

Sou fanático por crótons! E o clima aqui no norte do ES é excelente para eles!
Já tenho, na presente data, 17 variedades, e pretendo encontrar mais!
Vou plantá-los junto a um muro de divisa no meu quintal, alternando formas e cores!
Grande abraço capixaba!

Pesquisar neste blog